sábado, 10 de setembro de 2011

Quando eu era feliz e sabia muito bem ...


Meu trabalho com educação Infantil

Minha história como profissional da educação começa na Unidade de Educação Infantil MAC, onde eram atendidas crianças de 02, 03 e 04 anos. Foi quando comecei aprender a ser professora, convivendo com profissionais dedicadas, comprometidas e competentes. Quando entrei na UEI, eu era a única pedagoga do grupo, mas não tinha experiência nenhuma. Foi a partir de então que algumas das teorias aprendidas na universidade passaram a fazer algum sentido e outras, ao contrário, pareciam apenas um “blá,blá,blá” dispensável.

No meu primeiro dia de trabalho, levei um susto com as condições precárias do prédio, com a rotina do atendimento etc. Jamais imaginei que eu teria que dar banho, cuidar da higiene, cuidar para que todas as crianças se alimentassem... Acho que perdi essa aula. Minhas colegas de trabalho me ensinaram muito e com o passar do tempo tudo parecia mais tranquilo e prazeroso. Tentei tirar o máximo de proveito das formações continuadas que eram oferecidas pela SEMEC naquela época e a dedicar grande parte do meu tempo livre ao estudo dos temas referentes à educação infantil. Foi só então que conheci - por incrível que pareça, as poesias de “A Arca de Noé”(Vinícius de Morais), a obra de Ruth Rocha, as músicas maravilhosas do Grupo Palavra Cantada entre outros. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, o trabalho pedagógico era desenvolvido com muita qualidade e compromisso.

Sinto falta dos momentos em que o grupo de professoras se reunia para estudo, planejamento, visita à casa das crianças, reunião com os pais... era definitivamente um trabalho coletivo. A relação professor/aluno era muito próxima, muito afetiva. Impossível seria não recebermos aquelas crianças com beijos e abraços apertados. Eu era apaixonada pelas minhas turminhas de 25 alunos.

Hoje com aproximadamente 400 alunos adolescentes(fundamental) e mais uns 300 adultos(Eja), fica difícil reconhecer cada carinha, saber o nome, conhecer os pais, saber onde moram. Agora os desafios são outros. Dentre os alunos que atendo atualmente na sala de informática educativa da EM Donatila S. Lopes, muitos foram “meus” na UEI, e fico felicíssima por estes ainda me cumprimentam com sorrisos, beijos e abraços.

Trabalhei na Educação infantil de agosto de 2000 a agosto de 2007 e lembrei de tudo isso, assistindo ao Vídeo Pra que serve a Educação infantil, do programa Globo Educação no site globocidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário