sábado, 12 de novembro de 2011

Navegando no Mundo da Tecnologia em Educação

Há dois meses sem postar e após ter visitado muitos blogs voltados ao mundo da Tecnologia em Educação, retorno para dividir com todos, algumas impressões sobre as leituras que fiz no período.
Percebi que alguns blogs de NTEs aqui do Pará, encontram-se absurdamente desatualizados ou com seus conteúdos voltados para a divulgação de ações que na maioria das vezes já aconteceram, o que é muito ruim, já que os professores (que atuam em sala de informática) sempre buscam nos "blogs oficiais", referências para sua formação, dicas de atividades, leituras e outros assuntos relacionados ao mundo das salas e laboratórios de informática educativa.
Encontrei também blogs que trazem um conteúdo muito interessantes, como é o caso do Blog da Profª Fernanda Tardin, do Rio de Janeiro,(Utilizando as Mídias na Educação), o qual encontrei a referência em um fórum do Grupo de Estudo "Educar na Cultura Digital"(Educared). Vale apena visitar!
Ingressei no curso de especialização em Tecnologias em Educação (PUC-Rio) e agora meu tempo "livre" será praticamente todo voltado ao estudo, já que o curso à distância exige disciplina em dobro...  Espero que o Profº FRANZ não fique triste comigo se eu passar um tempinho sem postar, pois foi ele quem me transmitiu o vírus do blog durante o curso de criação de blogs do Nied Belém.

Até logo!!!

 Clique na imagem para acessar.




sábado, 10 de setembro de 2011

Quando eu era feliz e sabia muito bem ...


Meu trabalho com educação Infantil

Minha história como profissional da educação começa na Unidade de Educação Infantil MAC, onde eram atendidas crianças de 02, 03 e 04 anos. Foi quando comecei aprender a ser professora, convivendo com profissionais dedicadas, comprometidas e competentes. Quando entrei na UEI, eu era a única pedagoga do grupo, mas não tinha experiência nenhuma. Foi a partir de então que algumas das teorias aprendidas na universidade passaram a fazer algum sentido e outras, ao contrário, pareciam apenas um “blá,blá,blá” dispensável.

No meu primeiro dia de trabalho, levei um susto com as condições precárias do prédio, com a rotina do atendimento etc. Jamais imaginei que eu teria que dar banho, cuidar da higiene, cuidar para que todas as crianças se alimentassem... Acho que perdi essa aula. Minhas colegas de trabalho me ensinaram muito e com o passar do tempo tudo parecia mais tranquilo e prazeroso. Tentei tirar o máximo de proveito das formações continuadas que eram oferecidas pela SEMEC naquela época e a dedicar grande parte do meu tempo livre ao estudo dos temas referentes à educação infantil. Foi só então que conheci - por incrível que pareça, as poesias de “A Arca de Noé”(Vinícius de Morais), a obra de Ruth Rocha, as músicas maravilhosas do Grupo Palavra Cantada entre outros. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, o trabalho pedagógico era desenvolvido com muita qualidade e compromisso.

Sinto falta dos momentos em que o grupo de professoras se reunia para estudo, planejamento, visita à casa das crianças, reunião com os pais... era definitivamente um trabalho coletivo. A relação professor/aluno era muito próxima, muito afetiva. Impossível seria não recebermos aquelas crianças com beijos e abraços apertados. Eu era apaixonada pelas minhas turminhas de 25 alunos.

Hoje com aproximadamente 400 alunos adolescentes(fundamental) e mais uns 300 adultos(Eja), fica difícil reconhecer cada carinha, saber o nome, conhecer os pais, saber onde moram. Agora os desafios são outros. Dentre os alunos que atendo atualmente na sala de informática educativa da EM Donatila S. Lopes, muitos foram “meus” na UEI, e fico felicíssima por estes ainda me cumprimentam com sorrisos, beijos e abraços.

Trabalhei na Educação infantil de agosto de 2000 a agosto de 2007 e lembrei de tudo isso, assistindo ao Vídeo Pra que serve a Educação infantil, do programa Globo Educação no site globocidadania.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Trânsito de Mosqueiro: Crianças em Perigo


Todos os dias presencio a irresponsabilidade de pais que permitem que seus filhos sejam transportados até as escolas, sem a menor preocupação com a seguranças dos menores. Há alguns dias atrás, presenciei um acidente de moto com dois alunos da Educação Infantil(5 anos) da escola em que trabalho. As crianças eram conduzidas pela mãe em uma moto, os três sem capacete. Por misericórdia de Deus, um milagre mesmo, as crianças não tiveram ferimentos graves, mas a mãe ficou com o rosto bastante machucado. Espero que tenha aprendido a lição.
Passei a  prestar mais atenção ao trânsito de Mosqueiro e registrei algumas imagens que denunciam o total descaso dos “responsáveis” com a vida das crianças.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Grupo de Estudo Educar na Cultura Digital

Estou participando do Grupo de Estudo Educar na Cultura Digital no portal Educared. O grupo oferece uma espaço muito interessante de reflexão acerca de diversas temáticas voltadas ao uso da Tecnologia na Educação.
Iniciei minha participação no grupo a partir do tema de estudo "Inovações pedagógicas" que provoca uma discussão sobre Tecnologia e Metodologia(ensinar e aprender com tecnologias).
Os temas de estudo são: Mundo Digital, Gerações Interativas, Inovação Pedagógica e Avaliação do Uso das TIC's.
Clique na imagem para acessar o grupo